terça-feira, maio 17, 2005

Democracia e Crise Institucional

Quem assistiu a entrevista de José Dirceu ao "Roda Viva" na Tv Cultura ontem à noite deve estar se perguntando quantas vezes ele repetiu a palavra democracia e suas similares. Em qualquer pergunta feita pelos jornalistas, repetia o Ministro "Porque esta é a democracia", podemos comparar a Bush que ao defender o ataque ao Iraque dizia que era por causa da "liberdade". Por fim a palavra perde seu sentido, vira um modo de defender o indefensável desde a não instalação da "CPI do Waldomiro" até o leilão de cargos no Governo PT.

A Democracia é dada como a razão da derrota do Governo na Câmara mas não foi devido a ela que o governo perdeu. A mais importante delas que foi a de Presidente da Câmara deveu-se mais a uma resposta dos Deputados Federais ao PT que insistiu em um candidato antipático (que teve menos votos no 2o turno do que os que teve no 1o) e as respostas continuam.

O jornalista Luís Costa Pinto traz em seu blog Oráculo de Delfos as novas derrotas que o PT sofrerá esta semana com a derrubada de vários vetos presidenciais, e as derrotas continuarão. Dirceu disse na entrevista em crítica direta ao ex-Presidente FHC que quem fala em crise institucional é porque tem saudades da Ditadura, bem isso é resposta de líder estudantil que não quis entrar no mérito da questão.

Não há, ainda, crise institucional mas ela se aproxima e, em especial, se os fatores externos deixarem de ser favoráveis para o Brasil, um espirro mais forte dos EUA pode causar a temida crise e em especial porque não temos mais a rede protetora do FMI. E isso somado a falta de vontade de resolver as crises de ética e corrupção que aparecem pelo menos duas vezes por mês (Meirelles, Jucá, PTB, para dizer as mais recentes) podem acabar com os sonhos do PT de uma reeleição, se nãi acabar com o Brasil antes.