quarta-feira, maio 18, 2005

Latino vence em Los Angeles

O site BlueBus traz a seguinte nota:

"Antonio Villaraigosa foi eleito ontem o 1o prefeito hispânico de Los Angeles em mais de 100 anos. O movimento confirma o avanço politico dos latinos na 2a maior cidade dos EUA. Indica mais - o crescimento da força dos hispanicos no país. Em Miami, o prefeito Carlos Alvarez também é de origem latina - nasceu em Cuba e chegou aos EUA com a familia aos 8 anos. A vida real da politica americana já foi capturada pela ficçao. Na serie 'The West Wing', um dos candidatos em busca da indicaçao dos Democratas para concorrer a presidência é Matt Santos (interpretado por Jimmy Smits), politico do Texas e de origem latina."

É claro que a California (que tem um Governador austríaco) e a Florida são muito próximas da América Latina, California fronteiriça com o México e a Florida está a algumas braçadas de Cuba. Ambos também pertenceram ao México e foram posteriormente conquistados pelo EUA, para quem não sabe Zorro se passa na Los Angeles mexicana e mais Los é hispânico... e Miami, bem, é mais fácil ser entendido em espanhol do que em inglês.

Isso não significa que os latinos não estejam ganhando força nos EUA, pelo contrário, as últimas eleições presidenciais eles têm sido decisivos e obrigado aos candidatos a se esforçar no espanhol.