segunda-feira, maio 30, 2005

Memorial Day

Hoje comemora-se nos EUA o Memorial Day, onde-se se relembra todos aqueles americanos que morreram em serviço pela nação. A data é tão importante que em 2000 foi passada uma resolução para que todos os americanos às 15:00 horas parassem voluntariamente e informalmente para que observasse de seu modo um momento de lembrança e respeito, parando de fazer qualquer coisa por um momento de silêncio e reflexão.

É uma data que deve ter muito significado para os americanos é raro encontrar quem não tenha um parente que não tenha morrido em uma guerra e mais raro ainda quem não tenha participado. Isso em um país que não vê uma guerra em seu território há mais de um século, tendo sofrido poucos ataques no país talvez Pearl Harbor e os ataques terroristas de 9/11.

Devemos, o mundo, também respeitar os soldados americanos sem os quais na I Guerra Mundial e em especial na II Guerra Mundial os alemães teriam provavelmente vencido e hoje não haveria a Liberdade de Expressão, pela qual podemos falar o que quisermos dos americanos. Mas termino com uma frase de Dwight David Eisenhower "Eu odeio a guerra, apenas como um soldado que viveu isso pode, apenas como alguém que viu a brutalidade, a futalidade, a estupidez pode odiar".