segunda-feira, maio 30, 2005

Repercussão do Não Francês

Passado menos de um dia após a negativa francês na ratificação da Constituição da União Européia todas as câmeras viram para a Holanda onde no dia 1o de Junho, quarta-feira, acontecerá o próximo plebiscito como eu já disse anteriormente. A última pesquisa feita no país indica uma vitória do "Não" com 57%, mas o sim estaria ganhando espaço. Mas será que depois da derrota na França o Não dos holandeses não aumentará?

Uma negativa da Holanda enterrará de vez esta Constituição, já que se dois dos fundadores da União Européia não desejam o Tratado é que tem alguma coisa errada.

O Primeiro Ministro Tony Blair chamou a Europa para uma refelexão "O que importa agora é ter um período de reflexão, com o referendo holandês em dois dias e o Conselho Europeu no meio de julho".


Já o Presidente da República Checa foi o primeiro líder europeu a pedir a suspensão do processo de ratificação da Constituição "Isso prova algo que eu tenho dito: há um grande diferença entre os polítcos europeus e a opinião co cidadão comum da Europa. O referendo francês é uma prova clara disso"

Ou seja, tudo indica que vai demorar um pouco para os Europeus voltarem para o tempo de Carlos Magno.