sexta-feira, maio 27, 2005

Eleições à vista (América Latina)

Mais uma do Soy Loco por Ti, mas agora sobre as eleições na América Latina.



Eleições à vista

Há quem considere que está em curso uma polarização entre governos de esquerda e direita na América Latina. O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, é uma dessas pessoas e ele diz que este fenômeno veio à tona na recente eleição do secretário-geral da Organização de Estados Americanos (OEA). Na ocasião, os 34 países do Hemisfério se dividiram pela metade entre o chanceler do México, Luis Ernesto Derbez, considerado um candidato da direita, e o candidato chileno José Miguel Insulza, apontado como representante da esquerda.

Há, por outro lado, os que consideram que as principais diferenças entre os governos da região é de intensidade. A maior parte tenderia à esquerda. Equador e Bolívia, por exemplo, tenderiam a um populismo de esquerda sectário, na linha de Hugo Chávez, presidente da Venezuela. Em situação oposta (?), estaria o Brasil, uma esquerda “responsável”, mais equilibrada.

Rótulos a parte, o fato é que o continente se prepara para quase seis meses de eleições importantes. A temporada começa no dia 11 de dezebro, com eleição do presidente do Chile. Depois acontecem pleitos no Peru (outubro), México (julho), Colômbia, Brasil (outubro) e Venezuela (julho), respectivamente. As eleições da Argentina – que não se sabe pra que lado da balança pede, se pra esquerda ou pra direita – acontecem em abril de 2007.

Boa parte da política externa do segundo governo Bush para o continente está sendo definida em função dos resultados dessas eleições. É bom considerar que o combate ao narcotráfico na região foi enfraquecido. A prioridade é a luta contra o terrorismo por aqui também. E como o conceito de terrorismo é muito amplo lá em Washington, é possível que o recrudescimento de discursos mais radicais sejam enquadrados. Esperar e monitorar pra ver.