sexta-feira, maio 27, 2005

Corpus Christi, paz armada

O Soy Loco Por Ti é um blog brasileiro sobre política latino americana. Abaixo um post retirado do blog sobre a Bolívia a qual é sempre bom prestar atenção.

Corpus Christi, paz armada

Nessa quinta-feira, 26 de maio, tive a impressão do tipo de paz armada que a América Latina vive. O feriado de Corpus Christi fez com que as manifestações nas praças da Bolívia sofressem uma pausa. Talvez a sexta-feira seja de tranquilidade também, quem sabe o fim de semana. Mas o país vive um equilíbrio muito frágil, que dessa vez pode ameaçar muitos países do continente.

O presidente da Bolívia, Carlos Mesa, perdeu o controle do processo, esta semana. O pior disso é o risco de guerra civil (pouco provável) ou de golpe militar - veja o caso de Lúcio Gutierrez, em agosto de 2004.

A Bolívia é o país que, depois do Brasil, tem maior número de fronteiras: divide limítrofes com Argentina, Paraguai, Brasil, Peru e Chile. Cerca de 2/3 da população é indígena - etnias Yamara a Quechua. Esse detalhe pode ter reflexos no Peru, por exemplo, em cujo país a maioria indígena vive abaixo da linha da pobreza e no qual o presidente, Alejandro Toledo, convive com umd esconfortável nível de aceitação popular na faixa dos 10%.

Ou seja, as reivindicações dos indígenas na Bolívia podem fortalecer as velhas reivindicações por igualdade social, educação, distribuição de terras feitas háanos pelos povos indígenas do Peru e do Chile.

A Argentina também pode sofrer com as reivindicações. É que o abastecimento de energia no país governado por Kirchner depende da queima do gás boliviano. A consolidação da recuperação econômica argentina e uma eventual vitória nas eleições parlamentares do partido de Kirchner dependem também disso.

Por enquanto, aparentemente o que temos é só a crise na Bolívia. Mas na verdade, o tabuleiro é mais complicado. Enquanto isso, paz armada.