quinta-feira, junho 16, 2005

EUA apóia amplianção do Conselho de Segurança da ONU

E ao contrário dos sonhos do Presidente Lula a escolha americana não é o Brasil e sim o Japão (que realmente tem muito mas peso no mundo do que nosso país), como noticiou a agência VOA. Pois esse é o segundo país que mais contribui com a ONU, atrás apenas do próprio EUA.

Segundo o Subsecretário de Estado para Assuntos Políticos, Nicolas Burns, o EUA apoia a entrada de "mais ou menos dois" membros permantes e dois ou três mebros não permantes, aumentando o conselho dos atuais 15 membros para 19 ou 20.

Nos planos americanos nenhum dos novos membros teriam poder de veto, que estaria limitado aos 5 membros permanentes (EUA, Russia, China, Inglaterra e França). Assim como também mostrou-se temer uma maior expansão para mais de 25 cadeiras, chamado de Big Bang, pois poderia fazer o Conselho de Segurança perder a efetividade.

O EUA, continuou o Subsecretário, apresentará uma resolução para o Congresso Geral da ONU criando critérios para a adminissão de novos membros do Conselho de Segurança. Ele disse que entre os critérios estará população do país, economia, o tamanho de seu Exército, incluindo capacidade para contribuir para as operações dos capacetes azuis da ONU, seu comprometimento com democracia e direitos humanos, e apoio financeiro para as Nações Unidas.

Bem, desta forma a Alemanha (que estão juntamente com o Brasil, Japão e Índia disputando um lugar no Conselho de Segurança) conseguirão a cadeira, o nosso país está muito distante de poder contribuir com a ONU financeiramente ou com Exército. E os últimos gestos de Lula no Oriente Médio e na Venezuela demonstrou não estar muito comprometido com a democracia.