terça-feira, maio 31, 2005

Pesquisa Aponta Crescimento do "Não" na Holanda

Faltando um dia para o referendo holandês tudo indica que haverá uma grande maioria de "Não" a Constituição da União Européia no país. Pesquisas vão de uma margem de 58% (TNS Nipo e RTL Tv), passando por 59% (do Pesquisador Maurice de Hond) até 65% (do programa de Tv Twee Vandaag. Este aumento, acredita-se, que foi devido ao "Não" francês que acabou fermentando a negativa da Holanda. Espera-se que 50% dos holandeses com direito a voto compareçam às urnas.

É bom lembrar, que o referendo não tem palavra final e a ratificação depende dos Parlamentares holandeses.

O Primeiro Ministro da Holanda, Jan Peter Balkened, tal como seus colegas franceses está sendo culpado pela falha pela condução da campanha do "Sim". Ele apelou ontem para que os eleitores endorsassem o tratado apesar do Não da França. Pois o "Sim" salvaguardaria melhor os interesses holandeses, especialmente ao tratar do orçamento. Mas metade do povo da Holanda acredita que os interesses do país serão melhores servidos com um não, de acordo com a pesquisa do Sr. de Hond´s.

Link: http://euobserver.com/?aid=19204&rk=1

segunda-feira, maio 30, 2005

Lópes Obrador na Frente (México)

Se as eleições mexicanas fossem hoje o candidato do PRD (esquerda), o Prefeito da Cidade do México, Andrés Manuel López Obrador, seria eleito presidente com 36%, em ssegundo o Roberto Madrazo do PRI com 25%. seguido pelo partido que tirou o PRI de seus 71 anos de poder o PAN do atual presidente Fox que deverá concorrer com o Ministro de Governo Santiago Creel.

Já uma pesquisa do jornal Milenio indica Obrador recebendo 40%, Madrazo 33% e Creel com 23%.

É bom ressaltar que Obrador recentemente se salvou de um processo em que o acusava de abuso de poder ao desobdecer uma sentença judicial em 2001, o que poderia cancelar seus direitos políticos.

As eleições mexicanas serão em 2 de Julho de 2006.

Memorial Day

Hoje comemora-se nos EUA o Memorial Day, onde-se se relembra todos aqueles americanos que morreram em serviço pela nação. A data é tão importante que em 2000 foi passada uma resolução para que todos os americanos às 15:00 horas parassem voluntariamente e informalmente para que observasse de seu modo um momento de lembrança e respeito, parando de fazer qualquer coisa por um momento de silêncio e reflexão.

É uma data que deve ter muito significado para os americanos é raro encontrar quem não tenha um parente que não tenha morrido em uma guerra e mais raro ainda quem não tenha participado. Isso em um país que não vê uma guerra em seu território há mais de um século, tendo sofrido poucos ataques no país talvez Pearl Harbor e os ataques terroristas de 9/11.

Devemos, o mundo, também respeitar os soldados americanos sem os quais na I Guerra Mundial e em especial na II Guerra Mundial os alemães teriam provavelmente vencido e hoje não haveria a Liberdade de Expressão, pela qual podemos falar o que quisermos dos americanos. Mas termino com uma frase de Dwight David Eisenhower "Eu odeio a guerra, apenas como um soldado que viveu isso pode, apenas como alguém que viu a brutalidade, a futalidade, a estupidez pode odiar".

Repercussão do Não Francês

Passado menos de um dia após a negativa francês na ratificação da Constituição da União Européia todas as câmeras viram para a Holanda onde no dia 1o de Junho, quarta-feira, acontecerá o próximo plebiscito como eu já disse anteriormente. A última pesquisa feita no país indica uma vitória do "Não" com 57%, mas o sim estaria ganhando espaço. Mas será que depois da derrota na França o Não dos holandeses não aumentará?

Uma negativa da Holanda enterrará de vez esta Constituição, já que se dois dos fundadores da União Européia não desejam o Tratado é que tem alguma coisa errada.

O Primeiro Ministro Tony Blair chamou a Europa para uma refelexão "O que importa agora é ter um período de reflexão, com o referendo holandês em dois dias e o Conselho Europeu no meio de julho".


Já o Presidente da República Checa foi o primeiro líder europeu a pedir a suspensão do processo de ratificação da Constituição "Isso prova algo que eu tenho dito: há um grande diferença entre os polítcos europeus e a opinião co cidadão comum da Europa. O referendo francês é uma prova clara disso"

Ou seja, tudo indica que vai demorar um pouco para os Europeus voltarem para o tempo de Carlos Magno.

Constituição da Europa

Para quem não sabe, até o momento apenas 9 países da União Européia aprovaram a Constituição são eles Lituania, Hungria, Grécia, Espanha, Alemanha, Áustria, Itália, Eslovênia e Eslovaqia. Destes apenas a Espanha foi via plebiscito.

O próximo refereno será na Holanda, cujas pesquisas indicam que o "Não" vencerá. E talvez enterre de vez o Tratado. Talvez os 60 anos desde a 2a Guerra não serviram para acabar com todas as diferenças.

domingo, maio 29, 2005

E Agora? (Europa)

Com o baque na Constituição Européia levado hoje na França, os líderes da União Européia já passaram a tranquilizar dizendo que a derrota não signica muito (tá bom...). E Bruxelas (Capital da União Européia)já disse que a Ratificação continuará, até porque a Alemanha aprovou com uma grande margem de acordo com o EUobserer.com. Segundo autoridades da UE as instituições continuarão com seu trabalho normal, e eles tomarão o "Não" como um desafio para um novo "Compromisso Europeu".

De acordo com o Primeiro Ministro de Luxemburgo e atual chefe da UE Jean-Claude Juncker, o processo de ratificação deve continuar em outros países.

Mais no Euobserver.com

Saiu a pouco a pesquisa de boca de urna sobre o referendo da Constituição da União Européia pelos franceses, que era apoiada por todos os partidos do país com exceção dos mais extremistas.



Era um resultado mais do que esperado, até porque é um país com um forte naconalismo, saudades do tempo em que era capital do mundo. Uma constituição ultra-liberal poderia acabar com os subsídios governamentais e a privação de parte da soberania enterraria os últimos resquícios da França de outrora.



Será que alguém realmente pensou que o "Oui" venceria? E na Inglaterra que nem aceitou a moeda comum???

Entre a Cruz e a Espada

Essa é a situação diplomática dos EUA ao recusar a extradição de Luis Posada Carriles para a Venezuela. Para quem não sabe Carriles é acusado de planejar a explosão um voô comercial cubano em 1976 causando a morte de 76 civis, ele também é aliado dos EUA e segundo alguns faz trabalhos para a CIA.

Como disseram (não lembro quem) se extradita a CIA não consegue mais um simpatizante, o que seria um problemas nos dias de hoje com a situação do Oriente Médio e um tanto com a da Venezuela, se não extradita demonstra que está compactuando com o terrorismo, o que vem ser um problema para um país que tem uma visão preto no branco desta questão e não admite os tons de cinza.

A desculpa utilizada para não extradição é que na Venezuela, Carriles é acusado de traição e a legislação americana proíbe a extradição por este motivo. E viva aos advogados...

Deixe o Suplicy em Paz

A Cúpula do PT após a instalação da "CPI da Mesada" vai partir para quem eles consideram que os traiu com toda voracidade costumeira. Entre estes "traidores" está o Senador por São Paulo, Eduardo Suplicy, que votou a favor da Suplicy e fez um discurso emocionado no Plenário e hoje fez um debafo em um artigo publicado no Jornal do Brasil.

PTistas já andam cogitando não dar ao Senador a legenda para que se candidate a Senador pelo partido, ou seja, querendo apagar Suplicy de vez, já que a expulsão de quem votou a favor da CPI dificilmente acontecerá. Acontece que ele não é um qualquer, na verdade como lembrou Antônio Machado na FSP "É entre os petistas o único com voto e capaz de arrastar militantes insatisfeitos com os rumos tomados pelo partido no poder.. Ou seja, corre o risco de o PT perder a cadeira em São Paulo para alguém que vai se tornar um opositor forte.

Eu digo mais, ele pode vir acabar sendo candidato a Presidente por algum partido que se desgarrar da aliança com o PT (aquele que só cobra, diz que dá e fica na promessa). Somando-se a Heloísa Helena com uma candidatura de Suplicy fica difícil do Lula ir até para o 2o turno...

sem contar o fator Cristovam Buarque que duvido que ainda tenha superado a exoneração por telefone...

Aprovação do Governator é baixo

De acordo com pesquisa do Public Policy Institute of California a aprovação do Governador da Califórnia Arnold Scwarzenegger é de apenas 40%, contra 49% de desaprovação. Entretanto entre os votantes está relativamente bem com 45% de aprovação e 46% de desaprovação.

Qual a importância disso para nós? Apesar de a California se fosse um país seria uma das maiores economias mundias, o fato do Ator/Modelo/Governador estar mal nas pesquisas não tem grande significado. A idéia de que ele poderia vir a se tornar Presidente do EUA depois de uma mudança constitucional (ele é austríaco), sempre foi coisa de quem assistiu demais a Conan. O post é mais pela curiosidade do que foi mídia algum tempo atrás.

A pesquisa completa está aqui.

sábado, maio 28, 2005

E se fosse no Brasil?!

Na Coréia deram uma luva que deixou um dedo do Lula sobrando.

No Japão esqueceram da Primeira-Dama duas vezes.

Se o Itamaraty fizesse isso aqui no Brasil com as respecitivas dos líderes destes países já imaginou o escândalo???

Quanto a Marisa, acho que não gostam muito dela, já é a segunda vez que a esquecem dentro do carro...

Arrependimento de Lula

Lula deve estar arrependido de ter nomeado o Zé Dirceu, cada problema que aparece no Governo parece ter um dedo nele... Waldomiro, tá ele lá, CPI da Mesada, o Roberto Jefferson já disse que vai espalhar tudo no ventilador, inclusive coisa do Zé...

Ainda tem a coragem de pedir ao Chico Alencar para se afastar do PT... acho que Dirceu passou muito tempo em Cuba ou está realmente desesperado, não sei... o jeito é esperar para saber no que vai dar a CPI, a não ser que eles consigam vencer no Tapetão.

sexta-feira, maio 27, 2005

Aumenta chances de Hillary

As chances da Hillary R. Clinton de ser candidata a Presidente nos EUA vem aumentando como mostra pesquisa do GALLUP publicada ontem no USA Today.

O que isso significa? Que americano gosta de pesquisa e só. Porque faltando três anos para as eleições americanas isso não pode ter muito significado...

A big gender gap. Six of 10 women but 45% of men were likely to support her.

Significant differences by age. Two of three voters under 30 were likely to support her, compared with fewer than half of those 50 and older.

Strongest support from those with the lowest income. Sixty-three percent of those with annual household incomes of $20,000 or less were likely to support her, compared with 49% of those with incomes of $75,000 or higher.

And big swings by ideology. An overwhelming 80% of liberals were likely to support her, compared with 58% of moderates and 33% of conservatives.

Eleições à vista (América Latina)

Mais uma do Soy Loco por Ti, mas agora sobre as eleições na América Latina.



Eleições à vista

Há quem considere que está em curso uma polarização entre governos de esquerda e direita na América Latina. O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, é uma dessas pessoas e ele diz que este fenômeno veio à tona na recente eleição do secretário-geral da Organização de Estados Americanos (OEA). Na ocasião, os 34 países do Hemisfério se dividiram pela metade entre o chanceler do México, Luis Ernesto Derbez, considerado um candidato da direita, e o candidato chileno José Miguel Insulza, apontado como representante da esquerda.

Há, por outro lado, os que consideram que as principais diferenças entre os governos da região é de intensidade. A maior parte tenderia à esquerda. Equador e Bolívia, por exemplo, tenderiam a um populismo de esquerda sectário, na linha de Hugo Chávez, presidente da Venezuela. Em situação oposta (?), estaria o Brasil, uma esquerda “responsável”, mais equilibrada.

Rótulos a parte, o fato é que o continente se prepara para quase seis meses de eleições importantes. A temporada começa no dia 11 de dezebro, com eleição do presidente do Chile. Depois acontecem pleitos no Peru (outubro), México (julho), Colômbia, Brasil (outubro) e Venezuela (julho), respectivamente. As eleições da Argentina – que não se sabe pra que lado da balança pede, se pra esquerda ou pra direita – acontecem em abril de 2007.

Boa parte da política externa do segundo governo Bush para o continente está sendo definida em função dos resultados dessas eleições. É bom considerar que o combate ao narcotráfico na região foi enfraquecido. A prioridade é a luta contra o terrorismo por aqui também. E como o conceito de terrorismo é muito amplo lá em Washington, é possível que o recrudescimento de discursos mais radicais sejam enquadrados. Esperar e monitorar pra ver.

Corpus Christi, paz armada

O Soy Loco Por Ti é um blog brasileiro sobre política latino americana. Abaixo um post retirado do blog sobre a Bolívia a qual é sempre bom prestar atenção.

Corpus Christi, paz armada

Nessa quinta-feira, 26 de maio, tive a impressão do tipo de paz armada que a América Latina vive. O feriado de Corpus Christi fez com que as manifestações nas praças da Bolívia sofressem uma pausa. Talvez a sexta-feira seja de tranquilidade também, quem sabe o fim de semana. Mas o país vive um equilíbrio muito frágil, que dessa vez pode ameaçar muitos países do continente.

O presidente da Bolívia, Carlos Mesa, perdeu o controle do processo, esta semana. O pior disso é o risco de guerra civil (pouco provável) ou de golpe militar - veja o caso de Lúcio Gutierrez, em agosto de 2004.

A Bolívia é o país que, depois do Brasil, tem maior número de fronteiras: divide limítrofes com Argentina, Paraguai, Brasil, Peru e Chile. Cerca de 2/3 da população é indígena - etnias Yamara a Quechua. Esse detalhe pode ter reflexos no Peru, por exemplo, em cujo país a maioria indígena vive abaixo da linha da pobreza e no qual o presidente, Alejandro Toledo, convive com umd esconfortável nível de aceitação popular na faixa dos 10%.

Ou seja, as reivindicações dos indígenas na Bolívia podem fortalecer as velhas reivindicações por igualdade social, educação, distribuição de terras feitas háanos pelos povos indígenas do Peru e do Chile.

A Argentina também pode sofrer com as reivindicações. É que o abastecimento de energia no país governado por Kirchner depende da queima do gás boliviano. A consolidação da recuperação econômica argentina e uma eventual vitória nas eleições parlamentares do partido de Kirchner dependem também disso.

Por enquanto, aparentemente o que temos é só a crise na Bolívia. Mas na verdade, o tabuleiro é mais complicado. Enquanto isso, paz armada.

CPI política???

O Presidente Lula confessou ao Presidente de Portugal que a CPI dos Correios seria política, e que as eleições no Brasil começa muito antes do normal em outros países do mundo. Bem, qualquer coisa feita no Legislativo por políticos tende a ser política, é óbvio. Estranho se não fosse...

Quanto as eleições nos outros lugares do mundo, Lula desconhece os EUA, onde logo após a vitória de George W. Bush já havia pesquisas sobre as eleições de 2008 e ambos os partidos já passaram a procurar seus pré-candidatos.

Só para informar.

Retornando

Passei estes últimos dias repensando este blog, ocorre que não tenho acesso frequente a Internet de meu trabalho o que acaba prejudicando a postagem.

Desta forma vou evitar transformar o codigo:br em um site de notícias politicas e sim um blog com comentários meus sobre política nacional e internacional.

quarta-feira, maio 18, 2005

Latino vence em Los Angeles

O site BlueBus traz a seguinte nota:

"Antonio Villaraigosa foi eleito ontem o 1o prefeito hispânico de Los Angeles em mais de 100 anos. O movimento confirma o avanço politico dos latinos na 2a maior cidade dos EUA. Indica mais - o crescimento da força dos hispanicos no país. Em Miami, o prefeito Carlos Alvarez também é de origem latina - nasceu em Cuba e chegou aos EUA com a familia aos 8 anos. A vida real da politica americana já foi capturada pela ficçao. Na serie 'The West Wing', um dos candidatos em busca da indicaçao dos Democratas para concorrer a presidência é Matt Santos (interpretado por Jimmy Smits), politico do Texas e de origem latina."

É claro que a California (que tem um Governador austríaco) e a Florida são muito próximas da América Latina, California fronteiriça com o México e a Florida está a algumas braçadas de Cuba. Ambos também pertenceram ao México e foram posteriormente conquistados pelo EUA, para quem não sabe Zorro se passa na Los Angeles mexicana e mais Los é hispânico... e Miami, bem, é mais fácil ser entendido em espanhol do que em inglês.

Isso não significa que os latinos não estejam ganhando força nos EUA, pelo contrário, as últimas eleições presidenciais eles têm sido decisivos e obrigado aos candidatos a se esforçar no espanhol.

Isolado???

Hoje o líder do PT no Senado, Senador Delcídio Amaral disse que a denúncia de corrupção nos Correios "é um fato isolado, associado a um chefe de departamento, que assumiu uma dimensão que não corresponde à realidade", em resposta ao projeto da oposição de criar uma CPI para averiguar o caso. Isolado??? Não se trata do primeiro caso de corrupção no Governo Lula, como se não houvesse o Waldomiro, o Jucá, os vampiros da saúde e outros que vão aparecendo que não são bem corrupção como o gasto do governo em viagens (que está sendo apurado hoje pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle se apurará os gastos de 2003). Inclusive segundo o Blog Oraculo de Delfos duas revistas semanais estão investigando casos de corrupção em aliados de partidos da base governamental (PP e PL). Não, não pode ser considerado isolado.

Dimensão que não corresponde a realidade? Então o que deveria ser feito, aceitar de bom grado a exoneração da pessoa e não investigar? Como já disse, o PT não deveria ter deixado de ser oposição, não se acostumam a ser vidraça.

A maioria dos colunistas político concorda que esta CPI deverá dar em alguma coisa, até devido a situação que o país vive neste momento, a crise de Rondônia, a sequência das que ocupam o Governo Federal, casos como o do casal Garotinho no Rio, pedem um exemplo. E este exemplo terá de vir de uma CPI séria e com resultados. Apesar de o Senador César Borges (PFL-BA) acreditar que haverá uma operação abafa, difcilmente ela será feliz, a situação do governo não é a mesma de durante a tentativa da CPI dos Bingos, Lula está perdendo a mistificação e não dá mais para prometer cargos e não cumprir como vinham fazendo.

Se der em pizza, bem, escutar música do Paralamas do Sucesso, Luiz Inacio falou, Luiz Inacio avisou...

Lula se reunirá com alianças partidárias

Está na agenda do Presidente Lula o Café da Manhã com Membros da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e Lideranças Partidárias, é a primeira que ele faz e é algo que deveria fazer sempre. É como a coletiva que ele demorou mais de dois anos para dar, algo simples, que já deveria ter sido feito.

Provavelmente vai haver reclamações sobre o PT e seu domínio sobre os cargos públicos e CPI. O Presidente deve estar se perguntando se não era melhor ser o eterno candidato...

Haloscan commenting and trackback have been added to this blog.

Economia do México Desacelera

De Janeiro à Março de 2005 o PIB do México cresceu bem menos do que comparado com o mesmo período do ano passado. No primeiro trimestre de 2004 o país teria crescido a taxa de 4,9%, tendo este ano crescido a 2,4% 0,5% a menos do que esperavam os anallistas.

De acordo com a Secretaria de Fazenda do México tal fato se deveu a menos dias de trabalho neste trimestre em especial a semana santa que atrapalhou o setor manufatureiro e automotivo, e que retirado isso teria crscido a 3,8%.

"Al parecer, mucho de la bajada fue el efecto de Semana Santa", coincidió Benito Berber, analista económico del banco HSBC en Nueva York. "Esta no es evidencia categórica de una desaceleración", señaló.

Espera-se para este ano um crescimento de 3,8% da economia mexicana, abaixo dos 4,4% do ano passado...

Via Reuters

terça-feira, maio 17, 2005

Promulgada nova Lei de Petróleo e Gás na Bolívia

Foi promulgada pelo Congresso da Bolívia da nova Lei de Petróleo e Gás que estava há dez meses correndo no Parlamento do país. Tal lei gerou forte crise no país já que não atendeu os nacionalistas que queriam a estatização de todas as empresas de Petróleo que estão no país que além da Petrobrás com investimentos em torno de US$ 1,5 Bi, há também a espanhola Repsol YPF, da britânica BP e da francesa Total. Mas também desagradou o governo que diz ser quebra de contrato o aumento dos impostos de 18% para 50%. É Chavez fazendo escola...

Podemos esperar para os próximos dias mais uma crise na América Latina. Quando ela vai chegar no Brasil???

Com quem o PT deveria aprender

Jefferson fez deu uma bela virada de mesa hoje em seu pronunciamento na Câmara em respostas as denúncias feitas pela Revista Veja desta semana. Assinou o pedido de CPI para investigar o esquema de corrupção, pôs os cargos do PTB a disposição e disse que sofreu chantagem. Saiu bem e foi aplaudido tanto pela situação como pela oposição.


O PT deveria aprender com ele, afinal, é um homem que vive do Poder mas é fiel a quem está nele, foi um dos poucos que ficou com Collor até o fim. Pode não ser um mestre na ética mas sabe virar um jogo que até momentos antes estava perdido para seu partido,

Democracia e Crise Institucional

Quem assistiu a entrevista de José Dirceu ao "Roda Viva" na Tv Cultura ontem à noite deve estar se perguntando quantas vezes ele repetiu a palavra democracia e suas similares. Em qualquer pergunta feita pelos jornalistas, repetia o Ministro "Porque esta é a democracia", podemos comparar a Bush que ao defender o ataque ao Iraque dizia que era por causa da "liberdade". Por fim a palavra perde seu sentido, vira um modo de defender o indefensável desde a não instalação da "CPI do Waldomiro" até o leilão de cargos no Governo PT.

A Democracia é dada como a razão da derrota do Governo na Câmara mas não foi devido a ela que o governo perdeu. A mais importante delas que foi a de Presidente da Câmara deveu-se mais a uma resposta dos Deputados Federais ao PT que insistiu em um candidato antipático (que teve menos votos no 2o turno do que os que teve no 1o) e as respostas continuam.

O jornalista Luís Costa Pinto traz em seu blog Oráculo de Delfos as novas derrotas que o PT sofrerá esta semana com a derrubada de vários vetos presidenciais, e as derrotas continuarão. Dirceu disse na entrevista em crítica direta ao ex-Presidente FHC que quem fala em crise institucional é porque tem saudades da Ditadura, bem isso é resposta de líder estudantil que não quis entrar no mérito da questão.

Não há, ainda, crise institucional mas ela se aproxima e, em especial, se os fatores externos deixarem de ser favoráveis para o Brasil, um espirro mais forte dos EUA pode causar a temida crise e em especial porque não temos mais a rede protetora do FMI. E isso somado a falta de vontade de resolver as crises de ética e corrupção que aparecem pelo menos duas vezes por mês (Meirelles, Jucá, PTB, para dizer as mais recentes) podem acabar com os sonhos do PT de uma reeleição, se nãi acabar com o Brasil antes.

Por que este Blog?

Uma razão simples, são poucos os blogs sobre o Brasil que existem em toda a blogosfera e mas especificamente sobre política, economia e tudo aquilo que gira em volta delas. Conheço, de fato, apenas o blog do jornalista Ricardo Noblat e nem penso em chegar aos pés dele, hoje também descobrio do jornalista . Diria que o objetivo do Código: BR é mais uma vontade pessoal de escrever sobre aquilo que gosto tanto.


O Código:BR não vai apenas falar do Brasil mas de outros países, em especial os da América Latina e os EUA. Apesar de criticarmos os americanos ao dizer que eles acham que o mundo acaba na fronteira com o México e o Canadá e não há nada nos Oceanos com exceção do Havaí (bem, para os nova iorquinos o mundo acaba na fronteira com Nova Jersei), o brasileiro sofre com o mesmo problema e não entendemos nossos "hermanos" achamos que no fim peruano e boliviano é tudo a mesma coisa e nem quero falar da América Central, essa sim esquecida... Então não se assuste com comentários meus a política da Nicaragua ou do Chile, de Costa Rica ou da Bolívia, eles acabam envolvendo nosso país.
No mais, aos poucos, vou aprendendo a escrever...